segunda-feira, 10 de junho de 2013

O Espelho Vivo

Durante os nove meses em que a mãe espera seu bebê, é grande sua preocupação como o enxoval. Berço, roupas, fraldas, carrinho, material de higiene, banheira, roupa de cama, etc, etc.. Um ser tão pequeno, mas tantas coisas que precisam ser providenciadas.
Há, porém, uma peça que as futuras mamães normalmente  não lembram de incluir no enxoval, no entanto ela é indispensável, de grande valor: Esta peça é o espelho. Em todo enxoval de bebê, o espelho deveria ser incluído. Claro que eu não estou falando de um espelho como este, de cristal ou de vidro, mas falo do espelho vivo, tão fiel e verdadeiro como este de vidro.
A criança quando nasce não sabe o que é bom para ela, o que é necessário para a conservação da sua vida e o que vai fazê-la feliz. Isto ela vai aprender no espelho vivo que  tem diante de si, o pai e a mãe. Na Bíblia, no Livro de Tito, capítulo 2, versículo 7 o apóstolo Paulo dá o seguinte conselho a Tito:
“Em tudo te dá, por exemplo, de boas obras.”
A criança procura sempre fazer aquilo que vê nos pais, os espelhos vivos.
Vamos ver algumas lições sobre o espelho de vidro, de cristal que nos ajudarão a tirar preciosas lições para nossas vidas, como mães, como futuras mães, espelhos vivos.
 1º- O Espelho é mudo: 
Fora o espelho da madrasta da Branca de Neve, alguém já ouviu um espelho falando, dizendo: arrume melhor seu cabelo, sua maquiagem está borrada, você está com olheiras hoje? Espelhos não falam, não dão ordens, eles mostram. E é assim que devemos ser como espelhos vivos; menos palavras, mais exemplos.
Muitas ordens: faça isto, não faça aquilo, muitos gritos confundem a criança e não levam a nada.
2º - O Espelho deve ser Limpo: 
Não sei se isto acontece na casa de vocês, mas lá em casa o espelho ás vezes pede socorro. Muitas vezes a imagem refletida no espelho não aparece nítida por que o espelho está sujo, lambuzado, ou cheio de poeira. Não podemos fazer nada para evitar isto, espelhos simplesmente sujam, o que precisamos fazer é limpar o espelho, retirar a sujeira que lhe impede de refletir com clareza.
Assim também os pais, mesmo não querendo, mas diariamente ficamos sujos por causa do nosso pecado. O apóstolo Paulo escreve em Atos 7.19-20 “Por que não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero este eu faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz e, sim o pecado que habita em mim.” O pecado está em nós, mas o sangue de Jesus nos limpa de todo pecado, por isto precisamos diariamente chegar na presença de Jesus, através da oração, da leitura da Palavra para sermos limpos, e podermos ser um exemplo vivo para nossos filhos.
 3º - O Espelho deve ser Plano: 
Para que a imagem seja refletida com perfeição é necessário que o vidro seja plano, sem curvas ou ondulações. O que a superfície plana é para o espelho, a retidão de vida é para os pais. Não havendo retidão na conduta, a imagem que os olhos da criança contemplam é deformada e um mau exemplo que será seguido.
“Bem aventurados (felizes), os que guardam a retidão e o que pratica a justiça em todo o tempo.” Salmo 106.3
 4º - O Espelho deve ser Iluminado:
Três coisas são necessárias para que se veja uma imagem no espelho:
O Espelho – Os olhos – A luz.
Quanto mais iluminado o ambiente, mais nítida será a imagem no espelho. O espelho vivo para ser iluminado precisa sobre si Aquele que é a luz. Em João 8.12 Jesus diz: “Eu Sou a Luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário terá a luz da vida.” Sem Jesus, a Luz do mundo; não conseguiremos ser exemplo de respeito, verdade, honestidade, requisitos indispensáveis para o caráter de nossos filhos.
 5º - O Espelho deve ser Resguardado por dentro:
 Muitas vezes o espelho está limpo; sua superfície é plana; a face está devidamente iluminada; mas há manchas internas que impedem a boa formação das imagens. O espelho está com problemas internos.
Vivemos na época da supervalorização do exterior, da aparência e muitas vezes esquecemos de nos cuidar por dentro. Nosso coração está cheio de raiva, rancor, amargura e outras coisas mais. Que valores, que ensinamentos podemos transmitir aos nossos filhos se nós mesmas não estamos bem? Não sabemos perdoar? Não temos amor próprio?. Precisamos aprender a orar como o Rei Davi: “Cria em mim ó Deus um coração puro.” Pv 4.23. Um coração puro; um coração trabalhado por Deus; transformado conforme Sua vontade; só assim vamos ser um espelho vivo.

Que Deus ajude a cada uma de nós, aquelas que já são mães, aquelas que ainda desejam ser mães, e de maneira bem especial a você Vanessa, que está tão próxima de ser mãe, que de fato possamos aprender com o espelho estas lições tão valiosas e que possamos ser espelhos vivos em nossos lares.

Autor: Ociléia P. Dias - Revista Visão Missionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário