quarta-feira, 13 de maio de 2015

Necessidade, luxo e ganancia

Uma coisa que me irrita muito é pessoa descansada, não no sentido de descansar, mas no sentido de se aproveitar de outros e fazer corpo mole. “Ele não é muito de trabalho!” Como assim? Não gosta de trabalhar? Não se esforça em crescer? Não quer melhorar sua condição e da sua família? Mas o cuidado que temos de ter de não sermos preguiçosos, temos também que cuidar para não apegarmos sórdidamente ao dinheiro para o acumular.
Não tem como ficar sem perceber nos milhões que pessoas acumularam de forma ilícita nesses dias. Como uma pessoa rouba 01 bilhão de reais? É um dinheiro que nem consigo calcular na minha mente. Isso é o que o dicionário coloca como ganancia – ambição de ganho, ou avareza – apego sórdido ao dinheiro para o acumular.
Mesmo que não tenha bilhões para roubar, ou acumular, muitas vezes me pego pensando o que é necessidade, luxo e ganancia.

Correr atrás de nossas necessidades é quase que uma obrigação, pois temos, necessidade daquilo que é essencial. E logo que conseguimos nos organizar nesse quesito, começamos a procurar melhorar, e logo encontramos o luxo. Não sou contra abundância, ou buscar o que não é considerado necessário mas gera conforto ou prazer. Queremos sempre o melhor carro para nós ou nossa família, a melhor casa, comer em locais diferentes e gostosos – creio que eu e o Luiz nos identificamos muito com essa parte, etc. O luxo é algo que procuramos dar e ter para que não vivamos só com o essencial, mas com tranquilidade, aconchego. Aí precisamos tomar cuidado, para que o luxo não vire ganancia, avareza.

Esse apego ao dinheiro e ao "ter" é que tem levado muitas pessoas a cometerem erros contra Deus, contra o próximo, contra do desconhecido e, quando não alcançados, geram uma frustração tão grande que muitos estão até em depressão. Não digo que depressão é causada de ganancia das pessoas e sim que muitos buscando o essencial, não se contentam com o luxo que conseguem e sua vida vira uma ganancia sem fim, o que nunca vai deixa-lo satisfeito com nada.

O único conselho que temos, a própria Palavra nos dá:

 “Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse:

Não te deixarei, nem te desampararei.” Hebreus 13.5 

Corra atrás do essencial, aceite os luxos que a vida lhe permitir, despreze em você todo tipo de ganancia que possam oferecer e fique feliz, porque Ele nunca nos desampara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário